Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

“Empreendedorismo”. Por Mário Henrique Vicente

Mário Henrique Vicente

por Mário Henrique Vicente

Em Lages, no Seminário sobre o SC BEM MAIS SIMPLES (grupo do governo de Santa Catarina que trata da racionalização de processos de abertura de empresas e do qual sou membro) encontrei três Fraiburguenses, todos jovens secretários municipais: João Padilha, Idione Fantinel e Luiz Felipe Zanella.

No intervalo, falamos sobre nosso Frai, sobre a racionalização e agilidade no trâmite de processos nos órgãos de governo, o uso de novas tecnologias e redução de custeio da administração pública. Foi muito bom perceber o sincronismo, dinamismo e, sobretudo preparo para empreender programas para micro e pequenas empresas.

Há muitos anos, muitos prefeitos e muitos discursos atrás, fala-se em “trazer empresa para Fraiburgo”. Nada mais releva a ignorância sobre o tema do que defender esta tese.  Nunca compreendi porque não fortalecemos as micro e pequenas empresas do Frai. Afinal, 98% dos estabelecimentos empresariais do Brasil são pequenos empreendimentos, os quais são também responsáveis por 60% dos empregos estabelecidos no país.

Poucas das empresas sobreviventes em Frai nasceram grandes. Em geral, eram pequenas e graças à perspicácia e trabalho duro dos administradores, ganharam um status de geradora de emprego e renda.

O fortalecimento de empresas Junior, formadas por alunos de graduação de um ou mais cursos de uma determinada instituição de ensino podem servir para desenvolverem projetos, com excelência, a preços muito abaixo dos praticados pelas empresas de consultoria tradicionais.

As Empresas Junior (EJ´s) têm como representante a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, que permite aos empresários juniores tornar o MEJ reconhecido pela sociedade por contribuir para o desenvolvimento do país por meio da formação de profissionais diferenciados e projetos de baixo custo.

Enfim, nunca o dito popular “santo de casa não milagre” esteve tão impopular!

______

Sobre o autor: Mario Henrique Vicente é advogado, ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Fraiburgo; escreve às sextas-feiras no Jornal Caboclo.

P. S. : Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial