Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Em Caçador ucranianos dançam e chamam outras etnias para dançar, sábado 05-maio, 16h – Por Edison Porto

Projeto Valorização e Integração das Etnias do Vale do Contestado

Por Edison Porto

Um interessante projeto para a integração das Etnias existentes na região do Contestado, nasceu por iniciativa do Grupo Folclórico Ucraniano Kalena, que decidiu levar ao chão das ruas e praças, as danças não só ucranianas, mas também as danças de outras etnias apresentadas por grupos que se preocupam, como o Kalena, em preservar em nosso país a cultura que recebemos com os imigrantes dos países espalhados pelo planeta.

E a prática desta ideia é o que acontecerá gratuitamente para a população, neste sábado, dia 05 de maio, no Parque Central de Caçador, onde já está confirmada a apresentação de danças alemãs por um grupo folclórico de Rio das Antas, e muito provavelmente haverá outras apresentações, possivelmente de danças libanesas e, de capoeira também.

Através da arte da dança se propaga uma cultura, se motiva o jovem a ficar mais próximo da sua gente e respeitar suas origens, ficando mais junto à sua comunidade.

O evento será a partir das 16h no Parque Central José Rossi Adami, de Caçador, organizado pela Fundação de Cultura e Turismo de Caçador, com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ministério da Cultura, Ponto de Cultura e Cultura Viva.

Presidido pelo Sr. Daniel Sliwinski, o Grupo Folclórico Ucraniano Kalena está para completar 50 anos e se compõe de pessoas das cidades vizinhas Porto União SC e União da Vitória PR. Ele foi fundado em janeiro de 1969, com a missão de preservar e divulgar a cultura ucraniana através da dança folclórica.

O Grupo Kalena é premiadíssimo e pelo trabalho que faz, foi reconhecido pelo Ministério da Cultura, com o Prêmio Culturas Populares. Outro prêmio muito importante foi o 1º Lugar no 17º Festival de Danças de Joinville que é o maior evento de danças da América Latina.

Em 2010 aconteceu a primeira turnê internacional do Kalena, com apresentações na Ucrânia e nos Estados Unidos e é hoje uma das principais atrações turísticas das cidades de Porto União e União da Vitória.

O Grupo tem este nome, porque kalena é a flor símbolo da Ucrânia, a única que resiste às neves do rigoroso inverno de lá, e é muito estimada pelos ucranianos, como nós estimamos a os nossos pinheiros araucária, os austríacos adoram a flor ‘edelweiss”, e, os japoneses amam a sakura hana (flor de cerejeira) símbolo do Japão e o kiku (crisântemo) símbolo do Imperador japonês.

 

 

 

 

 

 

Fotos cedidas pelo Grupo Folclórico Ucraniano Kalena

________________________________

Sobre o Autor:

Edison Costa Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis e da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Diretor do Jornal Caboclo.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

 

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial