Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

A fotografia registra tudo, escreve Francisco Sacramento

A Natureza em fotos

Por Francisco Sacramento

O Prof. Ms. Francisco Sacramento, um amante da fotografia que já participou de várias exposições e eventos relacionados a esta arte, criou o projeto “A Natureza que nos Cerca” e na quinta-feira, 30 de agosto de 2018, o resultado em fotos estará disponível para quem quiser acessar o site www.icgap.com.br do Instituto Cultural Gentil Alves Pessoa. O Prof. Sacramento nos fala:

“O projeto implicou de um lado no aprimoramento contínuo do ato de fotografar, no desenvolvimento e estudo da semiótica, no desenvolvimento continuo das técnicas e composições no campo da fotografia. As fotos, mais de 10.000 frames, foram tomadas em diferentes regiões do País, em diversas condições meteorológicas. Este trabalho também foi utilizado como ferramenta de construção do conhecimento, junto a alunos de diferentes Instituições de Ensino Superior.

A partir dele, foram realizados estudos históricos na região, envolvendo os municípios do Estado de São Paulo:  Cotia, Araçariguama, São Roque, Mairinque e Ibiúna, tendo inclusive dado ensejo a realização de um Projeto de Pesquisa em uma Universidade. Também foi motivo de apresentação em palestras, simpósios e encontros como o realizado no FCCB – Foto Cine Club Bandeirante.

Ao longo dessas atividades, muitos casos e histórias aconteceram. A oportunidade de apresentação a ser feita no dia 03 de agosto, conforme anúncio, possibilita uma divulgação diferenciada para alguns, virtual, e possibilitará um alcance também diferenciado que só a internet propicia.

O projeto não acabou! Ele continua na medida em que se obtiver recursos e forças para tanto!”

Nota do Editor: Semiótica é uma linha de pensar que associa signo a interpretação. Sinal de silêncio no hospital um exemplo.

_________________________________

Sobre o Autor:   Francisco Sacramento: Mestre em Administração pela UMSP, Administrador pela FGV/SP. Prof. Universitário, membro da Academia de Letras de Araçariguama a Região. Tem na orquidofilia e na fotografia duas áreas focadas na construção do conhecimento. É autor de textos científicos e artigos publicados em diferentes mídias.

P.S. : Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

___________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

___________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial