Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Os filhos do Rei, escreve Zé Figueiredo

Assim é nossa condição…

Por Zé Figueiredo

Somos Homo sapiens. Gênero homo, espécie sapiens, expressão latina que significa homem sábio. Uma definição um pouco arrogante, mas não poderia ser diferente, já que fomos nós que nos classificamos.

Ocorre que estes homens sábios (homem no sentido lato), ignoram em sua grande maioria, sua origem básica, e esta ignorância faz com se estranhem, causando dor e morte entre si. Originamos todos de um ancestral comum, sendo assim, não faz o menor sentido, não aceitarmos o outro por definições de raça, cor, território, estatura, cor dos olhos, ou qualquer outra loucura que possa passar pela cabeça de um “homem sábio”.

Há um conto bastante esclarecedor sobre a condição humana. Uma vez, em uma determinada época e local, os príncipes, filhos dos reis, resolveram fundar um clube para eles. A condição única para pertencer ao clube era ser filho ou filha de um rei.

Assim, eles se reuniram, escolheram o local, os campos de golfe, as piscinas, as saunas, os quartos, salões de bailes, enormes cozinhas para que pudesse ser servido o que há de bom e de melhor, matas para passeio e caça, lagos para a pesca, cocheiras para os cavalos…, e parecia tudo pensado da melhor forma possível, o clube estava pronto para ser desfrutado pelos príncipes. Mas, um detalhe que não fora colocado no projeto poderia colocar tudo a perder. Se pelos portões do clube só poderiam passar filhos ou filhas de um rei, quem cozinharia as inigualáveis iguarias? Quem limparia as cocheiras, as piscinas, os salões, os banheiros? Quem arrumaria as camas, cortaria as gramas, aplainaria os caminhos? Depois de muita reflexão entre eles, os príncipes e princesas, chegaram a uma conclusão, eles mesmos é que fariam todo o trabalho necessário. Assim dividiram as tarefas, um seria o zelador dos salões, outro cortaria a grama, outro trabalharia limpando as cocheiras, e assim foi, mas com um detalhe, todos eram filhos de um rei.

Assim é nossa condição, cada um neste planeta exerce uma profissão, um trabalho e todos juntos fazem esta sociedade existir, funcionar, mas não há um trabalho mais importante que outro. E um detalhe muito importante que deve ser observado, todos sem exceção, são filhos de um Rei.

_______________

SOBRE O AUTOR: Zé Figueiredo (José Geraldo C. Figueiredo), Graduado em Ciências Sociais e Jurídicas – Advogado Pós-Graduado em Direito Processual Civil;   Graduado em Química Industrial- Químico Responsável da Cervejaria Casabranquense Ltda – Red Door;
Colunista do Jornal Casa Branca, Estado de São Paulo e do Jornal Caboclo do Estado de Santa Catarina.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

_____________________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial