Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Oba! Domingo (17) teremos Caminhada na Natureza em Matos Costa SC, escreve Edison Porto

Caminhar faz bem para saúde, caminhar na natureza faz bem para a mente.

Por Edison Porto

Ah! Como o tempo passa, a gente trabalha, estuda, corre pra cá, corre pra lá, olha o zap/zap, fuça no Facebook, posta no Instagram, e trabalha, vai pro curso, visita a tia…e bah! Passou um mês, passa outro mês… E o ano vai se indo embora!

Bem a gente encontra os amigos, come um churrasco, toma a cerveja, joga baralho, mas parece que fazemos pouco isso porque o que mais acontece é a outra correria, trabalho, escola e redes sociais. 

Esta é a vida dos tempos modernos, esta é a vida na era da tecnologia da informação. E nesta vida o tempo passa muito depressa, sem contar que vez por outra, boa parte do nosso dia e, também da noite, são as notícias que nos absorvem. Tem sempre uma tragédia acontecendo no mundo, e ficamos horas vendo a mesma notícia se repetir, acidentes, desastres ecológicos, crimes, é assim ou, não é?  E para quem mora em cidades maiores, o tempo é mais exíguo ainda, fugidio, acaba rápido, porque horas são perdidas dentro de veículos sem mobilidade, esperando o trânsito andar.

Café Colonial

Mas para quem mora na região do Contestado, há de vez em quando uma Caminhada na Natureza acontecendo para acalmar esta correria toda. Quem já participou de uma trilha destas, quer fazer de novo, porque sente que o planeta gira mais devagar já na decisão de se inscrever, parece que o corpo todo começa a se predispor a um tempo para si próprio, um tempo de  olhar o céu, os variados tons de verde da região, as flores, os pássaros, como apreciar tudo isso correndo, não dá! É caminhando mesmo que se sente mais vivo e integrado com a natureza maravilhosa do nosso planetinha azul.

Várias entidades organizam caminhadas, mas há uma em especial que se especializou nisso, é o Projeto Anda Brasil, filiado a uma entidade internacional, apoia e estimula a organização de Caminhadas na Natureza com um certo padrão que garanta resultados para os Caminhantes e para a Comunidade onde se realiza.

A ideia é simples, uma página disponível na internet para que as pessoas comodamente, de suas casas, ou do seu trabalho, entrem e se inscrevam gratuitamente para caminhar em boa companhia, num circuito estudado e traçado para o prazer de caminhar.  Mas não só isso, as caminhadas em trilhas rurais dão a chance aos moradores locais, em geral artesãos e produtores rurais, de ofertarem seus produtos, abrirem suas comunidades para a recepção dos caminhantes com um gostoso café colonial no início e um saboroso almoço rural ao final, tudo a preços razoáveis para quem paga, e interessantes para a rendinha extra da comunidade.

Parada Técnica

E é dentro deste espírito que a ex-gerente do Banco do Brasil, Elza Bauermeister, antecipou sua aposentadoria e resolveu se dedicar a organizar e incentivar atividades que valorizam o povo da cidade de Matos Costa SC, onde vive. Ela se tornou a Coordenadora Estadual das Caminhadas na Natureza de Santa Catarina, passou a exportar seu conhecimento para a organização desta atividade do Anda Brasil em outras cidades. Reconhecidamente onde ela se envolve, o projeto anda e anda com muita gente caminhando, grupos de mais de 300 pessoas não são raros por aqui. E como é gostoso caminhar num grupo grande, é um estimulando o outro, é gente se conhecendo, conversando, rindo, fazendo novos amigos, ou revendo aquela pessoa tão querida que encontrou na Caminhada anterior.

Trajeto da 8ª Caminhada Ecológica e Cultural da Estrada das Colônias

No domingo, dia 17 de março, será realizada pela 8ª vez a Caminhada Ecológica e Cultural da Estrada das Colônias, em Matos Costa quase na divisa com Porto União, cidades de Santa Catarina que estão encostadinhas no Estado do Paraná, às margens do Rio Iguaçu, uma região onde o inverno se antecipa, tornando o verão mais ameno para caminhar. Às vezes chove muito na região, mas o Santo da Elza é forte e nas últimas Caminhada, para de chover na noite antes da Caminhada, e só volta a chover quando o povo já está de retorno para seus rincões.

Se a chuva não for muito exagerada e perigosa, o Caminhada não é cancelada, portanto se há previsão de chuva, leve sua capinha e se divirta molhando o rosto na água benta que cai do céu, como se São Pedro mandasse lavar nosso cansaço da vida estressada dos tempos modernos.

Almoço Colonial

Os caminhantes já estarão chegando, alguns de muito longe, lá pelas 7h30 para confirmar sua inscrição e pegar um novo carimbo na tabelinha que vai preenchendo com os eventos Anda Brasil que participa, depois troca por certificados, brindes, um tipo troféu:  Eu consegui!

Confirmou a inscrição, pegou o carimbo, escolheu seu cajado de bambu para apoiar a caminhada, então pode se assentar à mesa do rico café colonial cheio de variedades para experimentar com frios, queijos e shimiya (doces em compota).

Prefeito Ribas de Matos Costa

O percurso é de cerca de 9km, mas se cansar ou tiver algum problema, há atalhos indicados pelos guias que encurtarão o trajeto para voltar ao ponto de partida, onde a bóia espera para o almoço, ficando um total de cerca de 3,8km.

Elza Bauermeister
Coordenadora Estadual das Caminhadas

Não perca esta oportunidade, leve a família toda, crianças adoram este caminhar com os pais e se tiver outras da mesma idade…..hahahaha beijinho, beijinho, tchau, tchau, elas caminham em grupos jovens e os pais que fiquem prá trás…é uma diversão só.  Mas é tudo seguro e bastante saudável.

O que tenho observado nestas caminhadas de mais difícil para os organizadores e, na verdade para os caminhantes, é que esses estão tão viciados no corre-corre do dia-a-dia que muitos deles se deixam levar por este ímpeto da vida agitada, e não caminham tranquilamente, saem em disparada como se fosse uma competição para ver quem chega primeiro. É um erro, deixam de observar uma borboleta rara, uma libélula de corpo esverdeado, flertando com outra vermelha parecendo a dama que saiu à caça do bom partido, o marido perfeito!

Brindes e Bingo ao final

Tem tanta coisa na natureza para se observar, as teias de aranha mais elaboradas, os buracos de tatu que sempre despertam a curiosidade sem tem tatu mesmo, cobra ou se são só buracos…rs. Ah! O leitor tá rindo como eu?  Mas não é vero? “Si non é vero…é bene provato!” diria o simpático descendente dos romanos!

Olha, este é o site, a página para se inscrever, e tem todas as dicas, horários, localização, grau de dificuldade, como são as cadernetas para carimbar, etc…

https://www.ecobooking.com.br/site3/destinoEventoSimples.php?Xeven=nlv9kwgyrne4z9buv39y

Caminhe bem que atrás vem gente, e lá na frente teve gente que correu! Curta a natureza, limpe sua mente e dê uma folga para seus neurônios descansarem enquanto seus olhos se enchem da beleza da natureza.

_____________________

Sobre o autor: Edison Costa Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo na UNIARP. Técnico em Agronegócio pelo SENAR; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa, do Núcleo de Comunicações da ACIC Caçador. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial