Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Se você também é ansioso, escreve Sara Haymussi

Perceba-se e conheça alternativas para tratar sua ansiedade

Por Sara Haymussi

Carnaval terminando e o ano enfim começando de verdade e com ele novas e velhas expectativas. Trazemos alguns mesmos desejos, desejos compartilhados com milhões de outras pessoas que sentem o mesmo que sentimos.  Afinal, somos diferentes mas também somos parecidos uns com os outros. Sentimos alegrias, desesperança, fome, sede, sono, raiva, compaixão, depressão… ansiedade!

E o que é essa ansiedade que acomete tantas pessoas? Você costuma se perguntar se é ansioso? Claro que um pouco de ansiedade bem tem seus benefícios, não permitindo que você caia no marasmo, induzindo você a reagir diante de situações ameaçadoras. Mas atenção àquela ansiedade exagerada, que impede você de dormir, de relaxar, de ficar em harmonia. A ansiedade pode anteceder uma depressão, pode ser um processo a caminho de uma depressão e por isso é importante uma avaliação do grau e do tempo dessa ansiedade. Ela está prejudicando seus relacionamentos? Está interferindo no seu trabalho, no seu dia-a-dia?

A ansiedade pode apresentar alguns sintomas como taquicardia, falta de ar, roer unhas, enjoo, tremores, aumento da pressão arterial, dificuldade para dormir, dor de barriga, aperto no peito, dores musculares, dores de cabeça, sensação de medo, ataques de pânico e por aí vai.

É preciso perceber a ansiedade, é preciso estar atento ao que acontece com o seu corpo, como ele reage a determinadas situações. Para você provocar um relaxamento em seu corpo, na sua mente, é preciso você ter parâmetros, procurar se comparar em momentos distintos de tranquilidade e de ansiedade. Observe em que situações você transpira mais, o seu peito fica mais pesado, você sente dor de estomago, impaciência.

Você pode se ajudar procurando realizar atividades físicas, praticando exercícios de respiração, meditando, sendo mais positivo, buscando momentos de silêncio, sessões de Reiki, florais ou buscando uma terapia. Esses são alguns dos caminhos e claro, existem outras várias opções. Escolha aquela que está mais próxima de você ou aquela que você mais se identifica e comece a caminhar. O futuro é só amanhã, portanto mate seu leão de hoje que o de amanhã você não sabe…pode nem aparecer!

________________________

Sobre o Autor: Sara Haymussi Sales,  Natural de Caçador (SC), formada em Piano e em Musicoterapia no Conservatório Brasileiro de Música (CBM) no Rio de Janeiro (RJ) e em Psicologia no Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR) também no Rio de Janeiro (RJ) – Professora de Piano OMB 33442; Psicóloga CRP-SC 18627 e Musicoterapeuta AMT-SC 033/2019, Associada da Apsic – Associação de Psicólogos de Caçador, Pianista, Ocupa a cadeira nº 14 da Academia Caçadorense de Música – Atendimento a domicílio cel/whatsapp (024) 98803-2071 – E-mail: sarahay.psi@gmail.com

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial