Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Momento de ouvir com o coração, escreve Sara Haymussi

Oportunidade para reflexão e discernimento,

Por Sara Haymussi

O momento que estamos vivendo nos oferece oportunidade para inúmeras reflexões e uma das maiores sem dúvida, nos fala sobre a compaixão, sobre o amor ao próximo. Está muito difícil a convivência com os nossos nesse momento de quarentena? Essa situação nos aproximou mais dos nossos filhos, do nosso companheiro? Ou de repente descobrimos que estamos no lugar errado, no momento errado, pois nossa vida não é nada daquilo que planejamos? Se você está se sentindo assim, você não é o único!

Muitas outras pessoas estão com o mesmo sentimento que você. Procure refletir em cada um da sua família que está vivendo ao seu lado o mesmo processo. Busque na memória recordações saudáveis, amorosas e tente ir se alimentando, se nutrindo dessas sensações que irão te envolver. Procure deixar de lado desavenças, ou aquela famosa frase “Você lembra daquela vez que você fez isso ou aquilo de ruim…”  Isso só vai te trazer mais angústia, mais desarmonia. Por isso, foque sua atenção em tudo de bom que já te aconteceu. Ouça seus filhos, ouça seu parceiro ou parceira, mas com os olhos do amor. Sejam cúmplices um do outro! Tente construir uma história dessa quarentena para que no futuro você possa contar para alguém como você conseguiu sobreviver, manter a sanidade mental, manter a esperança. Um dia você vai contar essa história para alguém e quem sabe, vai servir de exemplo.

Um rei mandou seu filho estudar no templo de um grande Mestre, com objetivo de prepará-lo para ser uma grande pessoa. Quando o príncipe chegou ao templo, o Mestre o mandou sozinho para uma floresta. Ele deveria voltar um ano depois, com a tarefa de descrever todos os sons da floresta. Quando o príncipe retornou ao templo, após um ano, o Mestre lhe pediu para descrever todos os sons que conseguira ouvir. Então disse o príncipe:

– “Mestre, pude ouvir o canto dos pássaros, o barulho das folhas, o alvoroço dos beija-flores, a brisa batendo na grama, o zumbido das abelhas, o barulho do vento cortando os céus…” E ao terminar o seu relato, o Mestre pediu que o príncipe retornasse à floresta para ouvir tudo o mais que fosse possível, Apesar de intrigado, o príncipe obedeceu à ordem do Mestre, pensando:

– Não entendo, eu já distingui todos os sons da floresta…

Por dias e noites ficou sozinho ouvindo, ouvindo, ouvindo… Mas não conseguiu distinguir nada de novo além daquilo que havia dito ao Mestre.

Porém, certa manhã, começou a distinguir sons vagos, diferentes de tudo o que ouvira antes. E quanto mais prestava atenção, mais claros os sons se tomavam. Uma sensação de encantamento tomou conta do rapaz. Pensou: “Esses devem ser os sons que o Mestre queria que eu ouvisse…” E, sem pressa, ficou ali ouvindo e ouvindo pacientemente. Queria ter certeza de que estava no caminho certo. Quando retornou ao templo, o Mestre lhe perguntou o que mais conseguira ouvir.

Paciente e respeitosamente, o príncipe disse:

  • “Mestre, quando prestei atenção, pude ouvir o inaudível som das flores se abrindo, o som do sol nascendo e aquecendo a terra e da grama bebendo o orvalho da noite…”.

O Mestre sorrindo, acenou com a cabeça em sinal de aprovação, e disse:

  • “Ouvir o inaudível é ter a calma necessária para se tornar uma grande pessoa. Apenas quando se aprende a ouvir o coração das pessoas, seus sentimentos mudos, seus medos não confessados e suas queixas silenciosas, uma pessoa pode inspirar confiança ao seu redor e entender o que está errado e atender às reais necessidades de cada um.”

Envie mensagem para 24-98803.2071 para participar do grupo de meditação via Whatsapp

_______________

Sobre o Autor: Sara Haymussi Sales,  Natural de Caçador (SC), formada em Piano e em Musicoterapia no Conservatório Brasileiro de Música (CBM) no Rio de Janeiro (RJ) e em Psicologia no Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR) também no Rio de Janeiro (RJ) – Professora de Piano OMB 33442; Psicóloga CRP-SC 18627 e Musicoterapeuta AMT-SC 033/2019, Associada da Apsic – Associação de Psicólogos de Caçador, Pianista, Ocupa a cadeira nº 14 da Academia Caçadorense de Música – Atendimento a domicílio cel/whatsapp (024) 98803-2071 – E-mail: sarahay.psi@gmail.com

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial