Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Vice-prefeita de Lebon Régis Tere Ferlin visita a Recicla Caçador, escreve Edison Porto

A destinação correta do lixo gera emprego e protege o meio ambiente

Por Edison Porto

Vice-prefeita Tere Ferlin de Lebon Régis é recebida na Cooperativa Recicla Caçador

É crescente a conscientização das pessoas quanto à necessidade de se ter cuidado com a natureza, resultado por um lado das campanhas que empresas e autoridades fazem há anos e, também, das claras mudanças climáticas que todos vivenciamos no planeta.

O que é preciso ter consciência também, é que, ao separarmos em nossas casas o lixo reciclável para disponibilizá-lo para a coleta seletiva (onde houver), ou para destiná-lo às pessoas e/ou entidades que trabalham com reciclagem, estaremos reduzindo os danos ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que damos oportunidade para a geração e/ou manutenção de empregos nesta área.

Vice-prefeita Tere Ferlin conversa com Jéssica Gilioli Agente de Mobilização e Comunicação do Instituto Recicleiros, atrás Francieli Ortis dos Santos Lider Local do Instituto Recicleiros

Com estes objetivos, a Prefeitura de Lebon Régis investiu em 2021 na construção de um barracão para que, a Associação Pérola do Contestado, passasse a ter um espaço para seus membros, catadores de material reciclável, se organizarem na separação e destinação do material obtido para venda.  A construção foi possível com uma emenda parlamentar de R$  100.000,00 destinada pelo deputado estadual Marcos Vieira, tendo como contrapartida o investimento da Prefeitura no valor de R$ 96.137,59.

As cooperadas Andreina e Leidimar alimentam a prensa de compactação de plásticos para reciclagem (equipamento que pode compactar também papéis e metais)

As atividades da Associação Pérola do Contestado se iniciaram em 2022, no barracão disponibilizado pela Prefeitura de Lebon Regis e logo se tornaram referência na região, atraindo a visita de representantes dos municipais das cidades de Curitibanos e Ponte Alta do Norte e do Consórcio Intermunicipal do Contestado – COINCO, que congrega além destes dois municípios, as cidades de Brunópolis; Monte Carlo; Ponte Alta; Frei Rogério; São Cristóvão do Sul; Santa Cecília e Lebon Régis.

Também em 2022, o Instituto Recicleiros que é uma entidade ambientalista atuando em todo o Brasil, sem fins lucrativos, implantou no município vizinho de Lebon Régis a Cooperativa Recicla Caçador, qualificando catadores e catadoras de material reciclável como empreendedores organizados, numa integração com a Prefeitura que contratou uma empresa para efetuar a coleta seletiva de materiais recicláveis e entrega-los na Cooperativa.

Pedro da Costa Nogueira Supervisor de Produção do Instituto Recicleiros fala sobre o moedor de vidro para a Vce-prefeita Tere Ferlin

Com recursos aportados pelo Instituto, a Recicla Caçador conta com equipamentos diversos, como esteiras, balanças, compactadores, moedor de vidro, etc. Além da orientação para o tratamento adequado do material a equipe recicleiros coordena as vendas para grandes recicladores, por exemplo, em São Paulo, organizando a entrega conjunta da produção de cooperativas em várias cidades, o que dá o volume requerido por estas recicladoras para pagar preços melhores.

Esta operação bem organizada em Caçador despertou o interesse da Vice-prefeita de Lebon Regis, Tere Ferlin, em conhecê-la, uma vez que ela foi uma das principais idealizadoras da construção do barracão e apoio à Associação Pérola do Contestado.  No dia 22 de março p.p. a Sra. Vice-prefeita visitou a Cooperativa Recicla Caçador, recebida por seu Presidente Luiz Eduardo, pela Líder local Instituto Recicleiros Franciele Ortis dos Santos e pelo Supervisor de Produção do Instituto Recicleiros Pedro da Cosa Nogueira.

Materiais recicláveis

A visita começou com uma apresentação geral da operação, com a participação da Jéssica Gilioli , Agente de Mobilização e Comunicação Social do Instituto Recicleiros e do Diretor Financeiro da Cooperativa Recicla Caçador, Fabiano Fogaça. Depois o grupo conduziu a visita da Sra. Tere Ferlin pela área de operações, conhecendo desde a chegada dos materiais, sua segregação, compactação, pesagem e registros, com o pessoal trabalhando com os EPIs (Equipamentos de Proteção Industrial) adequados.

Da esquerda para a direita: Luiz Eduardo Presidente da Coop. Recicla Caçador; Pedro da Costa Nogueira; Tere Ferlin; Jéssica Gilioli; Francieli Ortis dos Santos e Faviano Fogaça Diretor Financeiro da Coop. Recicla Caçador

Como o Instituto Recicleiros atua apenas em municípios brasileiros com população na região urbana entre 32.500 (trinta e dois mil e quinhentos) habitantes e 200.000 (duzentos mil) habitantes, que se inscrevem no seu Edital lançado anualmente, Lebon Regis com cerca de 12.000 (doze mil) habitantes está fora do seu foco.  No entanto, tanto recicleiros como cooperados se prontificaram a contribuir com sugestões e orientações gerais as operações da Prefeitura de Lebon Regis com a Associação Pérola do Contestado.  Também ficaram a disposição para receber a visita do Prefeito, Secretários e associados lebonregenses para conhecer as instalações e operação em Caçador que foi a única cidade de SC contemplada no Edital de 2019, no qual 900 municípios brasileiros se inscreveram.

A união de conhecimentos, experiências com a boa vontade de autoridades, entidades e pessoas vem gradativamente aumentando a destinação correta de resíduos, cobrada e estimulada pela legislação que nasceu em 2010 com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305 e, dez anos depois, com  o Marco Legal do Saneamento Básico, Lei 14.026/2020. As atividades relativas a reciclagem de materiais, preservam a natureza com a reutilização de matérias que não precisam ser extraídas dela, evitam a contaminação do meio ambiente e geram empregos e renda para muitas famílias.

Para conhecer o Instituto Recicleiros acesse: https://recicleiros.org.br/

__________________­­­­­­­­­­­_____________

Sobre o autor: Edison Porto, Consultor de Negócios, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e acadêmico de Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Meio Ambiente da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Presidente do Conselho Municipal de Turismo 2023/2025 e membro do Conselho Municipal de Cultura. Faz parte das diretorias da OnG Gato do Mato, do CTG Estrela dos Pampas e do Grupo de Teatro Temporá. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo. Detentor da Marca Registrada no INPI:  IMPRENAUTAS – Informação e Cultura.

______________________________

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_______________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial