Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Educação e Comunidades

Acionada pela reportagem, Ouvidoria de Fraiburgo responde sobre pedido de morador

Citada na manchete “Morador de Fraiburgo pede solução para redutor de velocidade e questiona Ouvidoria”, em texto publicado no Jornal Caboclo na quinta-feira (27 de julho), o serviço de Ouvidoria Municipal de Fraiburgo encaminhou resposta à redação do jornal.

Publicidade / Jornal Caboclo

“Recebemos a comunicação via ouvidoria, bem como, veiculação da informação via imprensa local.

O ORTFRAI estará procedendo um levantamento no local indicado, através do Engenheiro responsável, para realizar um estudo de implantação de lombada no local, tendo em vista que a espécie existente de tachões não está respondendo satisfatoriamente ao controle de velocidade. Assim, dentro dos próximos dias, em sendo definida a colocação pela engenharia de tráfego, estaremos implantando novo controle de velocidade por meio de uma lombada”.

A mensagem de resposta ocorreu exatas 24 horas após o Jornal Caboclo cumprir a sua função social de mediação jornalística, dar visibilidade à cidadania e expor uma necessidade do morador Aldonir Antunes, do bairro São Miguel, em Fraiburgo, que encaminhou mensagem de áudio à redação do Jornal Caboclo na tarde de quarta-feira (26 de julho), tratando de um pedido de solução para um redutor de velocidade instalado em paralelo a uma faixa de pedestre em frente à escola Antonio Porto Burda, o popular Caic.

No texto de notícia, a reportagem destacou que “o mesmo áudio recebido pelo Jornal Caboclo havia sido encaminhado para a um programa de rádio da cidade na manhã da mesma quarta-feira (26 de julho)”.

Em seu relato, Aldonir aponta “uma falha no redutor de velocidade que permite a motociclistas desviarem do redutor em posição correta de tráfego, além de manobrarem as motos em alta velocidade, colocando em risco a vida das crianças que frequentam a Escola Antonio Porto Burda”.

A manifestação do morador teria ocorrido dois meses depois dele, Aldonir, dizer que registrou o caso junto à Ouvidoria Municipal de Fraiburgo. A falta de solução para o caso fez com que o morador do São Miguel questionasse a eficiência do serviço de Ouvidoria Municipal.

No áudio citado em reportagem, o morador destaca “que fez a reclamação da ‘lombada, logo depois que a Prefeitura abriu o 0800’, disse, em relação ao serviço de Ouvidoria inaugurado na primeira semana do mês de maio. ‘Ficaram de me dar um retorno por e-mail e até agora nada’, diz Aldonir”.

Publicidade / Jornal Caboclo

A reportagem do Jornal Caboclo, então, entrou em contato com a Ouvidoria Municipal via 0800-647-2528. O contato foi realizado por volta das 15h de quinta-feira (27 de julho de 2017).

Recebido o relato da reportagem, um representante da Ouvidoria Municipal ficou de acionar o setor administrativo responsável para verificar a situação e disse que retornaria com uma reposta do caso à mesma reportagem, considerando um prazo de dez dias.

Na resposta encaminha à reportagem na sexta-feira (28 de julho), a Ouvidoria Municipal não rebateu o depoimento do morador feito ao Jornal, sobre ter ficado dois meses sem uma resposta do poder público, via serviço especializado em atendimento direto à população.

No e-mail encaminhado ao Jornal Caboclo, a Ouvidoria Municipal vai além: responde ao jornal e informa (encaminhando anexo de mensagem) que o chamado pedido original de Aldonir Antunes já teria sido enviado aos representantes da Ortfrai e à Controladoria, precisamente no dia 23 de maio de 2017.

Leia a íntegra da Resposta da Ouvidoria à reportagem do Jornal Caboclo:

De: “georges santos” <georges.santos@fraiburgo.sc.gov.br>
Para: ouvidoria@fraiburgo.sc.gov.br
Enviadas: Sexta-feira, 28 de julho de 2017 15:15:49
Assunto: Re: [Ouvidoria] BAIRRO SÃO MIGUEL, Lombada

Boa tarde

É sempre uma grande satisfação poder falar com o nosso munícipe, ainda mais quando se trata de questões que envolvam uma parcela da comunidade.

Recebemos a comunicação via ouvidoria, bem como, veiculação da informação via imprensa local.

O ORTFRAI estará procedendo um levantamento no local indicado, através do Engenheiro responsável, para realizar um estudo de implantação de lombada no local, tendo em vista que a espécie existente de tachões não está respondendo satisfatoriamente ao controle de velocidade. Assim, dentro dos próximos dias, em sendo definida a colocação pela engenharia de tráfego, estaremos implantando novo controle de velocidade por meio de uma lombada. 

Agradecemos seu contato.

Atenciosamente,

Ouvidoria Municipal
Município de Fraiburgo
Avenida Rio das Antas, 185
Fraiburgo/SC – 89580-000

Telefone: 0800-647-2528
http://www.fraiburgo.sc.gov.br/

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos  de possíveis correções.

Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial