Estudantes do IFSC Caçador ganham 3º lugar no prêmio Cidadania Digital em Ação 2023
Alunos de Caçador criam projeto premiado para o combate ao “cyber bullying”
Por Assessoria de Comunicação
As três turmas dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados em Administração, Informática e Plásticos do Instituto Federal de Santa Catarina – campus Çaçador conquistaram o terceiro lugar no prêmio Cidadania Digital em Ação 2023 dentre 15 propostas de sete estados diferentes do país.
O projeto finalista foi uma série intitulada “Empatia em foco: desvendando o bullying” que teve como objetivo conscientizar adolescentes sobre as práticas de (cyber)bullying e como denunciá-las. Após as gravações, estudantes voluntários editaram os podcasts que, no final do semestre letivo, foram exibidos para as outras turmas do campus. O material produzido também servirá a futuras campanhas e projetos sobre o tema.
A iniciativa surgiu das demandas observadas pela coordenação pedagógica do Campus e da necessidade de trabalhar a temática de forma diferenciada e em um formato que fosse interessante aos adolescentes. O conteúdo foi desenvolvido a partir das aulas que eles tiveram com o material da disciplina de Cidadania Digital, criada pela ONG Safernet e o Governo do Reino Unido durante as aulas de Português. O projeto contou com o apoio da assistente social, Patricia Moraes, da pedagoga, Viviane Trindade e da então estagiária do curso de psicologia da Uniarp, Kassieli Pereira, vinculadas à coordenadoria pedagógica da escola.
A instituição Inova Contestado disponibilizou o estúdio e apoio técnico para a gravação dos podcasts. O trabalho interdisciplinar e em rede propiciou aos estudantes participantes refletir e debater sobre o tema, além da experiência de produzir e gravar os podcasts.
O professor de Português, Ricardo de Campos, que deu as aulas da disciplina, e o representante dos estudantes, Felipe Czerniak, viajaram para São Paulo e participaram da 16 edição do evento Dia da Internet Segura no Brasil que ocorreu no dia 06 de fevereiro.
Eles receberam um troféu, medalhas e equipamentos eletrônicos. Houve também a entrega de medalhas e prêmios aos demais estudantes participantes no campus Caçador com a presença da representante da Safernet no Brasil, Isabella Ferro.
Além da premiação, os professores e estudantes representantes das três iniciativas premiadas participaram de uma oficina exclusiva de cocriação de planos de aula para a disciplina de Cidadania Digital. A finalidade foi que o grupo pudesse compartilhar as experiências que tiveram para que outras escolas também possam se engajar com a temática.
O prêmio Cidadania Digital em Ação foi idealizado com o objetivo de engajar estudantes e professores da educação básica e comunidade do entorno escolar sobre o uso seguro, consciente, saudável, crítico e positivo da tecnologia.
Concorreram ao prêmio projetos criados por professores de ensino fundamental e médio que aderiram à disciplina de Cidadania Digital, atividade criada pela Safernet e o Governo Britânico para auxiliar escolas e redes de ensino a acrescentar esse tema em seus currículos.
Nota do Editor: O Jornal Caboclo agradece ao Grupo de alunos: Ana; Estefany; Júlia; Vanessa e Talita e ao Prof. Ricardo de Campos pela cessão do vídeo de seu podcast para exemplificar seu trabalho neste artigo, com a sua apresentação no canal Youtube deste jornal:
____________________________
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
_____________________________________