Sem resposta do poder público, moradores promovem melhorias em bairro de Fraiburgo
Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida, em Fraiburgo, começaram neste mês de maio a promover voluntariamente melhorias em um parque infantil do bairro, localizado ao lado do CEI Amábile de Carli Brandalise.

Luiz Carlos Gonçalves e Tatiane Bartolomeu, respectivamente presidente e assessora especial da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, contam que tomaram a decisão de restabelecer as condições de uso do parque infantil após acionarem a Prefeitura e não obterem uma resposta de que o espaço de lazer para crianças do bairro seria reformado pelo poder público. “Conversei com a prefeita Claudete Gheller em abril e ela me disse que não podia realizar a reforma”, disse Luiz, popularmente conhecido como Lampião.
Os moradores então se uniram para restabelecer o que chamam de único espaço de lazer destinado a crianças do Nossa Senhora Aparecida. Uma primeira ação no parque teve início no último dia 20 de maio, quando um grupo de doze pessoas promoveu no lugar uma limpeza e um corte na grama.
“Esta foi a primeira etapa e esperamos realizar outras assim que parar de chover e o tempo melhorar”, disseram Luiz e Tatiane à reportagem do Jornal Caboclo no domingo (28 de maio).
Segundo Luiz, em aproximadamente 13 anos de existência, o parque nunca recebeu uma reforma. “Se ninguém fizer nada, nada acontece. Alguém tinha que ia à luta”. Em funcionamento, afirma o presidente da Associação de Moradores, “o parque poderá ajudar a tirar as crianças das ruas” e servirá como “um espaço de lazer no bairro”. Para Luiz, os aparelhos de diversão do lugar estão “99% quebrados”.
Considerado um dos mais populosos de Fraiburgo, depois do bairro São Miguel, que fica ao lado, o Nossa Senhora Aparecida tem uma população estimada de duas mil pessoas.

Visita à Florianópolis
Luiz e Tatiane relataram ainda que fizeram uma viagem no início do mês para Florianópolis, “paga do próprio bolso”, com o propósito de encontrar uma solução para o caso do parque infantil e para tratar de outras reivindicações – algumas delas, históricas – da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida.
Os moradores visitaram a Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) no dia 8 de maio. Lá, teriam entrado em contato com deputados e a eles expostos suas reivindicações. Entre elas, a que trata da necessidade de regularização de 554 lotes do bairro Nossa Senhora Aparecida, que estariam em nome do poder público. A pavimentação e a tubulação de vias públicas do bairro e a reforma do parque infantil também foram discutidos no encontro da Alesc.
No caso específico do parque infantil, ficou entendido das conversas entre representantes da Associação de Moradores e deputados estaduais, que mesmo um recurso encaminhado à prefeitura, não a obrigaria de investir na reforma do espaço de lazer e recreação.
“A intenção [com as nossas reivindicações] não é provocar a prefeitura, que isso fique bem claro. Mas destacar que se a gente se unir a gente pode fazer a diferença”, disse Tatiane.

_____
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos de possíveis correções.

