Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Momento histórico

Câmara de Iomerê inova ao promover primeira sessão itinerante do município

por Assessoria de imprensa

O Poder Legislativo Iomerense realizou na noite de terça-feira (30 de maio) uma sessão ordinária histórica em seus 22 anos de existência. Pela primeira vez desde a emancipação do município, os vereadores realizaram uma sessão fora da sede da Câmara.

Publicidade / Apoie o Jornalismo Comunitário em Fraiburgo e região.

A primeira sessão descentralizada aconteceu no pavilhão da comunidade de Linha Paulina e reuniu cerca de 40 pessoas. Entre elas o prefeito Luciano Paganini, o ex-prefeito Laércio Lázzari, suplentes de vereadores, vereadores mirins, secretários municipais e representantes da comunidade. “É um momento memorável, pois desde que nos tornamos município se falava em levar as sessões para as comunidades. Nossa intenção é ampliar as reuniões para outras localidades para que os moradores entendam o processo de atuação da Câmara, se tornem mais politizados e tenham contato direto com os vereadores”, disse o presidente da Câmara, vereador Márcio Santini (PMDB).

Durante as discussões da primeira sessão itinerante os parlamentares aprovaram dois projetos de lei de autoria do Executivo, cinco indicações e um requerimento. Os projetos de lei aprovados em primeiro turno são para ratificar as alterações realizadas no protocolo de intenções do contrato que o município mantém com o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal e, para autorizar a Prefeitura a leiloar um lote de 15 itens entre veículos, eletrodomésticos e sucatas de pneus e de informática que já não tem mais utilidade para o município. Já das cinco indicações, quatro foram para atender pedidos da comunidade de Linha Paulina que sediou a reunião.

De autoria dos nove vereadores foram aprovados os pedidos para que seja colocada brita e reformado o portão do cemitério da comunidade; que seja doada a casa onde antigamente era a escolinha de Linha Paulina, para que os moradores deem nova destinação; que seja instalada uma lixeira comunitária entre o ginásio de esportes e o ponto de ônibus da comunidade e que sejam realizados reparos no telhado do antigo posto de saúde. Já de autoria do vereador Eriberto Volpato também foi aprovada a indicação para que sejam feitas melhorias na Rua São Luiz, esquina com a João Zardo e o requerimento de licença durante o mês de junho. No lugar dele assumirá o vereador suplente, Aleomar Penso. “Era um sonho de muitos iomerenses ver essas reuniões descentralizadas acontecerem e a Linha Paulina foi a privilegiada em ser escolhida para sediar esse momento tão importante. Hoje pudemos fazer nossas reivindicações diretamente àqueles que elegemos como vereadores e como prefeito”, disse o presidente da comunidade Junior Seitenfus ao se pronunciar.

Prefeito prestigiou sessão histórica

O prefeito Luciano Paganini também marcou presença na primeira reunião itinerante da Câmara de Vereadores de Iomerê, realizada nesta terça-feira (30), na comunidade de Linha Paulina. Na oportunidade, o chefe do Executivo fez um breve balanço das ações mais recentes da Administração. Segundo ele a Prefeitura está atuando na conclusão da nova escola municipal, na construção de cinco novas salas de aula na creche, na abertura da licitação para ampliação do novo posto de saúde, na renovação da frota de máquinas e veículos, na entrega de uniformes escolares e apostilas do Sistema de Ensino Positivo à todos os alunos, na manutenção constante das estradas do interior e no oferecimento de assistência agrícola por meio de acesso às propriedades e entrega de maquinários ás associações.

Paganini ainda destacou a ampliação do programa de asfaltamento no interior, a conclusão do asfaltamento da SC 355 entre Iomerê/Treze Tílias, o recapeamento em andamento de todas as ruas da cidade e a implantação do setor de turismo, entre tantas outras ações. “Quero enaltecer a iniciativa da Câmara de nos oportunizar estarmos mais próximos da comunidade por meio dessas sessões itinerantes. Com certeza esse é um momento histórico para a democracia iomerense e vai contribuir muito para aperfeiçoarmos a relação entre a população e o Poder Executivo”, concluiu.

Sessão levada à população. (Foto: Divulgação)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos  de possíveis correções.

Publicidade / O Jornal Caboclo apoia esta ação.
Publicidade / O Jornal Caboclo apoia esta ação.
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial