Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Opinião

“ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio”. Por Marcelo da Silva

Marcelo da Silva

Foram mais de 6.000.000 de inscritos. Esse é o número de estudantes que farão a prova do ENEM 2017. Cabe lembrar o ENEM possibilita muitas oportunidades aos estudantes. Apesar do governo ter cancelado a possibilidade da validação do ensino médio através da prova, os candidatos podem conseguir ingressar no ensino superior, pois inúmeras Universidades têm como única forma de ingresso o ENEM. Além de ingressar no ensino superior os alunos podem pleitear acesso ao SISU – Sistema de Seleção Unificada, o PROUNI – Programa Universidade para Todos e o FIES – Programa de Financiamento Estudantil. O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição. O candidato faz suas opções de inscrição dentre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu, definindo se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Já o PROUNI é um programa onde os alunos podem conseguir bolsas de 50% a 100% nas mensalidades das Universidades comunitárias e Faculdades privadas. E por último o FIES – Financiamento Estudantil, onde o aluno pode financiar seu ensino superior a baixos juros e pagar após concluir sua formação. As provas serão realizadas no mês de novembro dias 5 e 12.

______

Sobre o autor: Marcelo da Silva é pedagogo, palestrante e professor de Geografia do Instituto Federal Catarinense – IFC de Fraiburgo; escreve às quintas-feiras no Jornal Caboclo.

P. S. : Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos  de possíveis correções.

Publicidade / Jornal Caboclo.
Publicidade / Jornal Caboclo.
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial