Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Conhecimento

Instituto Federal Catarinense – IFC de Fraiburgo promove oficina de História Oral

O Grupo de Estudos Indígenas em Fraiburgo promoveu uma oficina de História Oral intitulada “Os desafios e perspectivas da História Oral na atualidade e a importância da técnica para a (re) construção de narrativas”. Realizada no campus do IFC Fraiburgo na quinta-feira (1 de junho), a atividade contou com a participação da comunidade acadêmica e externa.

A oficina foi ministrada pelo professor Vanderlei Cristiano Juraski, docente do IFC local. Na ocasião, ele dissertou sobre a relevância da metodologia para diversificar as fontes na busca do conhecimento histórico. Segundo o professor, conforme registro do site da instituição, “a história oral localiza-se nas lacunas entre a fonte escrita e a complexibilidade da vida humana”.

Da constatação feita pelo professor, a luta pela consolidação da técnica no espaço acadêmico se filia a reivindicação de um ambiente de respeito e inclusão de indivíduos ou coletividades marginalizadas pela narrativa oficial. O que serviu de reflexão sobre a metodologia, bem como sobre a sua funcionalidade para a pesquisa científica.

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos  de possíveis correções.

Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial