Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Esportes e Cultura

Crianças de 5 a 8 anos de Rio das Antas dançam no encerramento do JASC2018, escreve Edison Porto

A cultura gaúcha se faz presente no encerramento dos Jogos Abertos de Santa Catarina com o segmento infantil do Grupo de Danças Raízes.

Por Edison Porto

Neste sábado (15), vinte crianças, entre 5 a 8 anos, representam o Município de Rio das Antas. Os dez casais do Grupo de Danças Raízes, dançam ritmos gaúchos no espaço de festas dos Jogos Abertos de Santa Catarina em Caçador, o JASC2018 Fan Fest montado no Parque Central José Rossi Adami, é parte da festa de encerramento da edição dos jogos neste ano, será às 16h.

Grupo de Dança Raízes – Infantil (Rio das Antas – SC)

O grupo de danças Raízes foi criado em maio de 2015, no município de Rio das Antas – SC, com o objetivo de fazer uma apresentação na 1ª Tertúlia e Missa Crioula, realizada no município naquele ano. Desde então se firmou fazendo apresentações tradicionalistas na cidade ou a representando como agora neste evento.

Composto por três categorias: Infantil, Juvenil e  Master, o Grupo conta com a participação de 78 integrantes, com idades que variam de 5 e 20 anos. Entre seus objetivos está cultuar as tradições, divulgando seus costumes e suas manifestações culturais e artísticas, através da sua história e músicas. Por isso tem como lema: “Em qualquer chão, sempre gaúcho, pelo bem do Brasil”.

Grupo de Dança Raízes – Juvenil (Rio das Antas – SC)

O nome “Raízes” é uma referência à tradição que foi passada de geração para geração e que permanece até os dias atuais, mantendo viva a cultura gaúcha. Para o grupo, o “ser gaúcho”, não é como muitos pensam, vestir uma bombacha e calçar um par de botas apenas, mas sim um estado de espírito e um estilo de vida.

A Coordenação geral do Grupo de Danças Raízes está a cargo de Raquel Kunze e, os coordenadores artísticos são Vinícios Rodrigues e Polyana Kunze de Moraes, a secretária é a Edna Dallazem. O Grupo vive a célebre frase de Bernardo Fragoso:

“Se trouxeres teu orgulho de ser brasileiro, te entregarei a minha honra de ser gaúcho”

Grupo de Dança Raízes -Master (Rio das Antas – SC)

______________________________________________

Sobre o autor:

Edison Costa Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, do Núcleo de Comunicação da ACIC Caçador e da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Diretor do Jornal Caboclo. Representa a Imprensa no Conselho Municipal de Turismo de Caçador.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial