Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

II Cavalgada e I Caminhada Ecológica no Coração do Contestado, escreve Edison Porto

Lebon Régis inicia a Festa Cabocla celebrando a história, a tradição e o companheirismo típico do caboclo e do povo do sul

Por Edison Porto

No mês de agosto a cidade de Lebon Régis realizará pela 5ª vez a Semana do Contestado, com várias atividades lembrando os eventos de cerca de 107 anos atrás, momentos heroicos e, também, muito tristes, do martírio do povo caboclo que manchou de sangue toda a região.

A cada ano que passa, agosto se torna mais marcante para os habitantes da região e para os turistas que visitam a cidade, seja simplesmente para conhecer a região, ou mais do que só um passeio, há muitos que vêm em busca de conhecimento da rica história do Contestado, ainda desconhecida da maioria dos brasileiros.

O turista descobre uma agradável receptividade do povo da região, de origem cabocla, com traços de cultura gaúcha e influência dos índios kaigangue. Um povo que vem passado de um sentimento acanhado de vergonha pelo que a história lhes contou até pouco tempo atrás, para um sentimento de alegria e orgulho, pelo que a revisão desta história vem trazendo à tona.

É fato que a história, em qualquer parte do mundo, vem passando por revisões a partir de pesquisas, análises e descobertas de vestígios arqueológicos e documentais. Muita coisa aparece quando se retira o ranço de interesses políticos, de governos, ou de pessoas poderosas que “escreveram” originalmente a história, sob o seu ponto de vista na época.

Assim é o que vem acontecendo na Região Metropolitana do Contestado, que abrange 45 municípios e que, a partir da redemocratização do Brasil, vem sendo objeto de interesse de historiadores, pesquisadores, músicos, teatrólogos, jornalistas e cidadãos comuns em busca de entender o que realmente aconteceu por aqui, na chamada Guerra do Contestado que vitimou milhares de pessoas.

Aliás, o próprio nome de batismo da cidade vem sendo contestado, já que o deputado federal Gustavo Lebon Régis, nunca teria estado na região, mas foi um militar envolvido nos planos de ataque aos redutos dos caboclos que nela viviam. Há quem sugira o nome de Trombudo do Contestado, numa referência ao Rio Trombudo que passa pelo município, mas eu adoraria que o nome desta cidade fosse Maria Rosa, ou Chica Pelega, aproveitando a onda do necessário empoderamento feminino, bem como, honrando nomes de heroínas da Guerra do Contestado. Parece-me que temos poucas cidades com nomes de mulheres, não é?

Neste ano, o início do que podemos chamar de Festa Cabocla de Lebon Régis, foi a realização da II Cavalgada nos Caminhos do Coração do Contestado, organizada por um grupo de amigos liderados por Douglas Mello, que também é o Prefeito da cidade, porém a Prefeitura apenas apoiou o evento como parte da Semana do Contestado, todos os custos foram cobertos pelo Douglas, seu irmão Junior da Cooperhot, enfim, pela família Mello.

A tropa foi composta por homens, mulheres e crianças num total de quase 70 participantes que partiram da Prefeitura no Centro de Lebon Régis e percorreram cerca de 27 km até a propriedade Pastagem, onde acamparam numa noite de jantar caboclo e muita cantoria, animada por dois gaiteiros. No domingo, a família Mello ofereceu um baita churrasco, com 3 ovelhas à patagônia e dois costelões a dois fogos de chão. Uma epopeia a ser publicada a seguir!

Dando continuidade à Festa, no domingo seguinte, 18 de agosto, acontecerá a I Caminhada Ecológica e Cultural Coração do Contestado, num percurso aproximado de 10.400 m, iniciando com um café rural, para quem quiser ao custo de R$ 15,00; terminando com um almoço caboclo por R$ 30,00 também para quem optar por ele. Afora estas refeições opcionais, não há qualquer custo para o caminhante que ao longo do percurso assistirá apresentações culturais alusivas aos episódios ocorridos na região.

A I Caminhada Ecológica e Cultural no Coração do Contestado, nos moldes do Projeto Anda Brasil (www.andabrasil.com.br), foi preparada com muita dedicação pela Associação Cultural Coração do Contestado, presidida pelo Sr. Carlos Nedi Veiga da Silva, com apoio da Prefeitura de Lebon Régis e da Coordenadora Estadual das Caminhadas na Natureza, Elza Bauermeister.

Dois dias antes, já passam de 120 inscritos de várias cidades de Santa Catarina e do Paraná, além de um participante de Iraí do Rio Grande do Sul. De SC, além de pessoas da própria cidade de Lebon Régis, virão caminhantes de Caçador; Videira; Blumenau; Timbó Grande; Rio das Antas; Porto União; Matos Costa; Macieira; Joaçaba; Fraiburgo e Curitibanos. Do Paraná: Palmas e São José dos Pinhais.

Fonte Ecobooking: Visitantes por origem Cidades/Tota 1ª Caminhada Ecológica e Cultural no Coração do Contestado – Status- 16/ago/19 – 16h.

Além de desfrutar da alimentação típica da culinária cabocla e das apresentações culturais, os caminhantes conhecerão belas paisagens de deslumbrante natureza, onde ferozes combates aconteceram há mais de 100 anos, em situações que serão relembradas durante a V Semana do Contestado que se acontecerá do dia 20 a 25 de agosto na cidade de Lebon Régis, com o tema “O Monge Profeta João Maria no Coração do Contestado”.

As inscrições devem ser realizadas pela internet, através do site http://lebonregis.caminhadas.info. Para sanar dúvidas, o telefone de contato é o (49) 98922-6642. Importante lembrar que este tipo de caminhada acontece mesmo que chova, apenas se previna levando uma capa e usando traje adequada para caminhar. Haverá suporte de bombeiros voluntários, com duas ambulâncias e um carros cedido pela Prefeitura.

CUIDADOS IMPORTANTES
Alonga-se ! O alongamento é necessário antes da caminhada e também depois da caminhada, tanto os membros inferiores quanto os superiores. Isso pode evitar lesões.
Hidrate seu corpo !Beba bastante água para hidratar. pode beber antes, durante e depois da caminhada.
Não coma muito ! Não coma muito antes de caminhar por que pode dar uma sensação de mal-estar e, até mesmo, prejudicar o exercício físico, trazendo outras complicações.
Mantenha a postura adequada ! E importante permanecer ereto, olhando para frente e com o abdome contraído.
Use tênis e roupas adequadas.

Palavras do Prefeito Dougla Mello e Orações do Padre para iniciar a II Cavalgada nos Caminhos do Coração do Contestado
Início da II Cavalgada Caminhos no Coração do Contestado
A Cavalgada chegou em três Grupos.

____________

Sobre o autor: Edison Porto, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Comunicações da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Conselheiro Municipal de Turismo pela Acijo. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial