Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Educação e Cultura

Troca Livros incentiva a leitura em Caçador SC, escreve Edison Porto

Em sua segunda edição muitos livros nas mãos da população, com alegria e diversão

Por Edison Porto

Há quem diga que o Brasil não é um exemplo de um bom hábito de leitura, se isso é uma verdade, a história deve ter piorado com a utilização da tecnologia que nos leva a dedicar boa parte do nosso tempo de olhos pregados na tela do celular, de um computador, ou da TV.

Mas há também quem diga que os livros jamais desaparecerão, declaram o gosto por manuseá-los, sentir seu cheiro e lê-lo sem o cansaço da irradiação luminosa das telinhas eletrônicas.

Família se diverte no Troca Livros

Seja como for, os livros sempre foram e ainda são, importantes veículos de disseminação da cultura, da história, do conhecimento e da informação sobre tudo. Os livros educam, ensinam e proporcionam viagens incríveis, mesmo sem viajar.

Para incentivar o hábito de leitura e, para facilitar a aquisição de livros para quem já é ávido leitor, o Núcleo de Comunicação da ACIC – Associação Empresarial de Caçador, lançou em 2018, o evento TROCA LIVROS, proporcionando momentos de alegria, diversão e a oportunidade de se trocar um livro já lido, por um que ser quer ler.

Com o sucesso alcançado no ano passado, o pessoal deste jovem Núcleo, um dos últimos a serem criados na ACIC, resolve realizar o 2º Troca Livros que aconteceu na tarde de sábado (17/ago), no Parque Central José Rossi Adami, em Caçador, SC. A Rede Barriga Verde enviou seus locutores e repórteres para ajudar nesta realização, que vinha anunciando, através da rádio local, a Caçanjurê. Também trabalharam no evento membros da equipe da Uniarp – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, a repórter do Jornal Extra, Beatriz Lima, o pessoal do SESC, do Quintal de Brincar, da Visual Comunicação, além de membros do Núcleo de Comunicação da ACIC. A Academia Caçadorense de Letras e Artes e a Prefeitura de Caçador apoiaram e a Erva Mazutti esteve presente oferecendo o seu gostoso chimarrão.

Juciele Baldissarelli; Andrielli Zambonin; Gustavo Granemann e Leo Corrêa

Como aconteceu em 2018, uma meia hora antes do término previsto para o Troca Livros, as pessoas que estava no evento ou transitando no Parque Central, foram surpreendidas com uma procissão de “caboclos armados”, seguindo o “Monge João Maria” e a “Maria Rosa” empunhando a bandeira do Contestado. Eram os atores do Grupo de Teatro Temporá que saíram do interior da histórica Estação de Trem de Caçador rumo ao local do Troca Livros. Ali fizeram emocionante encenação de um esquete da obra O Contestado, de Romário Borelli. O esquete mostrou um trecho desta obra, com as catastróficas profecias do Monge João Maria e a representação da dor dos caboclos massacrados e ainda, o desespero quando os seus redutos foram caindo, um a um, ao final da Guerra do Contestado.

O Instituto Pró-Livro, na quarta edição do seu estudo “Retratos da Leitura do Brasil”, em 2016, apontou que 30% de nossa população nunca comprou um livro. A falta do costume de ler é motivo de discussão, com vários fatores para explicá-la, mas o que não se tem dúvida é de que esse bom costume pode e deve ser incentivado, sendo este o principal objetivo do Núcleo de Comunicação da ACIC.

No domingo seguinte, também no Parque Central será realizado o “Piquenique Literário”, com o mesmo objetivo de incentivar o hábito de ler e, também, de escrever, uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, no seu Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Criação Literária. Originalmente programado para o dia 18, foi postergado em virtude de chuvas na cidade. Os livros que não foram trocados, ou doados, no 2º Troca Livros serão doados para a Biblioteca Pública Vidal Ramos e para esta Secretaria que poderá usá-los neste próximo evento.

A seguir declarações dos Coordenadores do Núcleo de Comunicação nesta gestão, Karla Lhosa que por uma necessidade de seu trabalho teve que se retirar, e Jade Berardi que assumiu o seu lugar:

Pessoal mais um evento realizado, e com os méritos de ter alcançado o objetivo maior, superar a expectativa do anterior e levar a comunidade de forma simples e objetiva a maneira de nos comunicarmos e para isso de forma voluntária nos colocamos a disposição  somando a parceiros podemos mostrar que o associativismo na mais pura essência tem seu papel, grato a oportunidade oferecida, vamos continuar sabendo que a cada evento teremos o desafio da superação… O nosso núcleo é novo estamos ainda nos primeiros passos, mas tenho certeza que esse é o caminho. A todos nucleados e direção da ACIC devo também agradecer a oportunidade de podermos fazer parte de uma sociedade onde juntos faremos diferença, parabéns a todos.”

Jade Berardi, Coordenador do Núcleo de Comunicação

“Hoje foi dia de dedicação ao Núcleo de Comunicação da ACIC Caçador. Que tarde linda e rica de cultura. O passaporte era para todos: crianças, jovens, adultos e idosos, a sinergia era uma só. No ar pairava a sede pelo saber, a busca pelo conhecimento. E em meio às obras literárias quem por lá chegou pode contar com uma recepção especial. Crianças saiam maravilhadas com suas pinturas faciais e brincadeiras de infância do pessoal do Sesc. Uma boa conversa e roda de chimarrão Mazutti, também não demorou a se formar. O ambiente estava animado. A trilha sonora ficou por conta da rádio Caçador FM. E ao final aquele espetáculo do Grupo Temporá, acenando para nossa história: a Guerra do Contestado. Que sucesso! Que gratidão.  Rodeada de amigos tivemos uma tarde diferente. Uma tarde que mais uma vez fica na memória de quem por lá esteve. Obrigada à comunidade pelo apoio à nossa iniciativa. Obrigada por acreditar e dar créditos à leitura, pois é através dela que conseguimos evoluir e melhorar enquanto ser humano.”

Karla Lhosa, ex-Coordenadora do Núcleo de Comunicação

_______________

Sobre o autor: Edison Porto, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Comunicações da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Conselheiro Municipal de Turismo pela Acijo. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial