Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Sicredi Parque realiza Assembleia em Caçador, SC, escreve Edison Porto

Foi uma reunião bem familiar prestando contas, falando de projetos e promovendo a confraternização entre cooperados da Sicredi Parque das Araucárias

Por Edison Porto

Assembleia Sicredi 2023

A noite de segunda-feira, 20 de março, foi bastante alegre no Clube das Bochas de Caçador, onde foi realizada a Assembleia 2023 da cooperativa financeira Sicredi Parque das Araucárias que abrange as regiões Sudoeste do Paraná, Meio Oeste de Santa Catarina e Noroeste de São Paulo.

Cooperativas como a Sicredi, é uma grande novidade para quem estava acostumado ao mercado financeiro da Capital de São Paulo, onde ser correntista de um Banco é ser praticamente apenas “mais um”, muito embora haja atividades promovidas para encontros com correntistas, principalmente para representantes de empresas e de contas mais significativas para a instituição.

Começa pelo fato de que todo correntista, não importa o tamanho da conta e se é pessoa física ou jurídica, tem um quinhão da instituição, é sócio do Banco Sicredi, do Sicredi – Sistema Cooperativo de Crédito. A  instituição é democrática, todo correntista/cooperado é convidado a participar das Assembleias e pode dar sua opinião, aprovar ou discordar, dar sugestões a estrutura organizacional, gerentes, diretores, conselheiros e mesmo para o Presidente.

Presidente Clemente Renosto

Para quem vem do maior centro financeiro do país em São Paulo, encontra no Sul do país uma gama enorme de cooperativas, surpreendente porque lá são desconhecidas. A sede da primeira cooperativa do Brasil é hoje a Sicredi Pioneira RS, localizada no município de Nova Petrópolis/RS.

Cerca de 400 correntistas-cooperados estiveram na Assembleia 2023, alguns vieram com a família pois, de fato, as reuniões da Sicredi tem este jeitão de uma reunião familiar com alegria e companheirismo.

Boris Bortolon Gerente Geral da Sicredi Caçador

O Presidente Clemente Renosto dirigiu o encontro com muita simpatia, clareza e organização. Foram apresentados dados econômico-financeiros do desempenho da Sicredi que desde sua fundação são positivos e crescentes. Mudanças de regras da Cooperativa foram propostas e aprovadas pela Assembleia, inclusive melhorando a distribuição de resultados para os cooperados. Metas de crescimento para 2023 foram firmadas.

Cleomar dos Reis Presidente da Liga Caçadorense de Futsal

Foram apresentados vídeos e tabelas de informações de interesse de todos. Em especial foi apresentado o projeto da sede própria da Sicredi Parque das Araucárias a ser construída na cidade de Pato Branco – PR, de acordo com modernos conceitos de arquitetura e sustentabilidade, melhores práticas de aproveitamento da luz solar, geração de energia fotovoltaica, reaproveitamento de águas pluviais e gerenciamento de resíduos, com a preocupação de oferecer o bem estar das pessoas.  Entre 26 construtoras que apresentaram interesse em executar a obra, restaram 4 para a escolha que se dará proximamente, para início da construção ainda no primeiro semestre de 2023. Todos os cooperados foram convidados a passar por lá e conhecer o projeto, apresentado em uma animação em vídeo.

Estiveram presentes e também falaram outros membros da Diretoria e do Conselho Fiscal, além do Gerente Geral da Agência Caçador, Sr. Boris Bortolon. Fizeram parte da mesa de honra a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Inovação e Turismo, Sirley Ceccatto representando o Prefeito Alencar Mendes, os Coordenadores de Núcleos, Carlinho José Bazzei, Gláucio Menta e Itamar Moro, e os presidentes da CDL Valtair Vargas e da Unimed Dr. Nelson Dalagnol. Toda a equipe da Sicredi Caçador atuou na recepção e orientação dos participantes.

A equipe da Sicredi Caçador com o Presidente e Conselheiros

Um toque religioso completou a mesa de honra com a presença do Mons. Cleocir Bonetti, Bispo da Diocese de Caçador, a quem o Presidente Clemente concedeu a palavra. Com toda simpatia que lhe é peculiar e eloquência de fazer inveja, nosso Bispo ressaltou que tem orgulho de ser cooperado e lembrou que o Cooperativismo foi iniciado na América Latina, aqui no Brasil, pelo Padre Theodor Amstad, em 1902 com a Caixa Rural da Linha Imperial no Rio Grande do Sul. Ao fazer uma oração Mons. Bonetti mencionou seu respeito aos presentes possivelmente de outras religiões, lembrando que estamos todos juntos buscando o bem para todos.

Foram apresentadas iniciativas de apoio a projetos sociais em várias regiões do Brasil. Entre elas as contribuições da Sicredi para os Bombeiros Voluntários de Caçador, corporação que presta inestimáveis serviços para a região. A Sicredi participa, apoia e incentiva programas de educação e desenvolvimento da comunidade.

Na oportunidade, foi assinado pelo Presidente Clemente o Contrato de Renovação do patrocínio da Sicredi para a Liga Caçadorense de Futebol de Salão, representada pelo seu Presidente Cleomar dos Reis.

A chegada para o jantar!

Após o encerramento da Assembleia foi oferecido um jantar aos presentes, uma oportunidade de boas conversas entre os amigos que durante a Assembleia estavam compenetrados nela, atentos aos dados e informações divulgadas e em muitos casos distantes uns dos outros, ou seja, eram tantas pessoas que só no jantar houve a agradável surpresa de encontrar um conhecido que muitas vezes a tempo não se via.

Parabéns à organização do evento e a todos que dele participaram!

Para saber mais acesse:

______________________________

Sobre o autor: Edison Porto, Consultor de Negócios, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e acadêmico de Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Meio Ambiente da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Presidente do Conselho Municipal de Turismo 2023/2025 e membro do Conselho Municipal de Cultura. Faz parte das diretorias da OnG Gato do Mato, do CTG Estrela dos Pampas e do Grupo de Teatro Temporá. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo. Detentor da Marca Registrada no INPI:  IMPRENAUTAS – Informação e Cultura.

______________________________

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_______________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial