Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Revolução dos Bichos, escreve André Oliveira

Resenha 04 – livro de George Orwell

Por André Oliveira

A Revolução dos Bichos é do gênero “Fábula Satírica”, uma alegoria com uma narrativa envolvente e satírica. Escrito por George Orwell, o livro foi publicado pela primeira vez em 1945, e desde então tem sido amplamente reconhecido como uma crítica às revoluções populares que foram corrompidas pela tirania e corrupção de seus líderes, como a revolução Russa que ocorreu em 1917.

A história se desenrola na Fazenda do Solar, onde os animais, liderados pelos porcos, se revoltam contra o cruel fazendeiro humano Sr. Jones, em busca de liberdade e igualdade. A revolução, que inicialmente representa esperança e liberdade, logo é corrompida pelos próprios líderes, que se tornam tão opressores quanto os humanos.

Após a tomada do poder e a expulsão dos humanos, os porcos organizam a divisão de tarefas de forma cooperativa e igualitária. Neste momento são estabelecidos sete mandamentos fundamentais da revolução, onde o sétimo dizia que todos os animais são iguais. Mas, ao passar do tempo os porcos aumentam a dominação sobre os outros animais, que são explorados no trabalho e obrigados a viver com menos comida a cada dia.

Os cachorros são utilizados como a polícia secreta ou força de segurança interna, agindo brutalmente para suprimir quaisquer sinais de resistência ou dissidência entre os animais. O cavalo de trabalho representa a classe trabalhadora, que através de sua força e dedicação sustenta a sociedade, mas quando fica doente de tanto trabalhar é enviado para o matadouro.

Todos os animais na fazenda sofreram com a opressão dos porcos, enquanto estes estavam cada vez mais semelhantes aos humanos. Os ideais de igualdade e liberdade são substituídos por uma sociedade em que alguns animais são mais iguais do que outros, alterando o sétimo mandamento dos princípios da revolução.

A narrativa do livro acompanha os acontecimentos da Revolução Russa, desde a insurreição inicial até a consolidação do regime estalinista. Durante a narrativa o autor evidencia de forma nítida as táticas empregadas pelos líderes, tais como propaganda e manipulação da verdade (“fake News”), criação de um inimigo comum, aplicação de força e violência, aproveitamento da ignorância, utilização de uma segurança interna repressiva e corrupção dos princípios fundamentais.

Esta grande obra oferece uma análise ampla sobre os perigos associados aos regimes totalitários, independentemente de sua orientação política. Como a Rússia era aliada dos Estados Unidos durante a segunda guerra mundial, o livro foi desconsiderado pela crítica americana logo após o seu lançamento. No entanto, durante a Guerra Fria a obra foi amplamente utilizada pelos críticos do Comunismo.

______________________________

Sobre o Autor: André Silva Oliveira é Engenheiro Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e sócio fundador da Inova Energia e Engenharia www.inovaenergia.net.br e https://www.instagram.com/inovaenergia/

______________________________

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_______________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial