Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Esportes e Cultura

A garra da mulher caçadorense na tríplice fronteira, escreve Edison Porto

Maria de Lourdes nas maratonas um exemplo do esporte enriquecendo uma vida

Por Edison Porto

Neste domingo, de 13 outubro, a maratonista Maria de Lourdes participará novamente de uma prova internacional, a oportunidade de conhecer atletas de vários países. Ela correrá a Meia Maratona Internacional das Três Fronteiras, num belo trajeto que começará no Paraguai, a Largada, passará pelo Brasil, e terminará na Argentina, a Chegada. (Assista vídeo explicativo do canal Hora da Corrida ao final desta matéria).

É uma corrida única no mundo, com logística complicada, passando por aduanas/alfândegas, etc. Esperamos ansiosos por vídeos e fotos desta corrida para mostrar para os nossos leitores, mas agora é o momento de falar da nossa atleta, uma Guerreira do Contestado.

A Maria de Lourdes ingressou no esporte como uma forma de dar sentido à sua vida após a perda do marido, viúva e com dois filhos, tinha que se ocupar, sublimar a tristeza e aí se interessou pela corrida, começou com 5 km, depois 10km e aí vieram os 20 km, uma superação constante de desafios. Mas não parou por aí e encarou o desafio que representa a prova mais difícil do atletismo, a Maratona, 42 km e 198mt.

A Maratona revive um episódio histórico da Grécia antiga, conforme conta o site: http://www.webrun.com.br/maratona-veja-a-historia-da-antiga-modalidade/

O grego Pheidíppides percorreu 40 quilômetros entre as cidades de Maratona e Atenas, ambas na Grécia, para levar a notícia da vitória grega sobre os persas no ano 490 a.c. Ao concluir o duro percurso, o soldado anunciou: “Νενικήκαμεν” (vencemos a batalha) e depois morreu.”

Através da corrida, além de manter sua saúde, completa seu bem-estar conhecendo lugares, pessoas, fazendo amigos, viajando, enfim encontrou no esporte além do desafio, um aprendizado e uma vivência enriquecedora.

Maria de Lourdes correu quatro maratonas em um ano, todas com tempo menor que 4 horas, foram duas em Porto Alegre, uma em Foz do Iguaçu e outra em Florianópolis. Ela corria na categoria de 55 a 59 anos, agora já sessentona e cheia de saúde, disputa na categoria 60 a 64 anos.

Nossa atleta brasileira do Contestado, necessita de apoio, de patrocínio. Até aqui as únicas ajudas que tem é do Junior Silva que disponibiliza a Academia Bio Fitness para que ela treine sem custo. E do seu filho, Matheus Luiz, que trabalha como “personal trainer”, em Itajaí, na Academia Smart Fitness e, a ajuda com as despesas de viagens, além de ser seu treinador.

Ela já foi objeto de uma interessante matéria do portal Caçador Online, contando sua história, veja em https://www.cacador.net/noticias/esporte/2018/06/07/esporte-aos-59-anos–atleta-de-cacador-vai-correr-maratona-internacional-40236

O Jornal Caboclo se coloca à disposição da Maria de Lourdes e de todos atletas que queiram contar sua história, divulgar suas atividades esportivas, porque como se diz “O Esporte é vida!”, e é também educação, disciplina e cultura!

A mensagem que a Maria de Lourdes Pinzigher nos deixa é:

“Tudo é possível desde que acreditemos!”

____________

Sobre o autor: Edison Porto, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Comunicações da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Conselheiro Municipal de Turismo pela Acijo. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial