Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Contos, Lendas e Histórias, escreve Sara Haymussi

Escondendo a natureza divina

Por Sara Haymussi

Desde pequena gosto muito de ouvir histórias, lendas, contos e minha mãe embalava meus sonos com histórias e músicas lindas. Depois cresci e passei a ler histórias antes de dormir. Adorava histórias de princesas, as histórias que compõem as “Mil e Uma Noites”, que nos contam sobre o folclore indiano, persa e árabe. Quem não leu “Aladim e a Lâmpada Maravilhosa”, “Ali Babá e os Quarenta Ladrões”, a personagem “Sherazade” que contava histórias todas as noites para o rei. Os contos dos Irmãos Grimm eu adorava: as tranças de “Rapunzel”, “Chapeuzinho Vermelho”, “Cinderela” e todo esse repertório passei para meus filhos, e todas as noites contava histórias e mais histórias. E há um encantamento ao se ouvir histórias, um misturar da fantasia com a realidade. Fadas, bruxas, saci-pererê, mula sem cabeça então é o que mais me impressionava, pois morria de medo de ver uma…nunca vi!!!

Priscila Camargo, atriz paulista, grande contadora de histórias, uma noite lá em casa surpreendeu a todos aparecendo de lençol na cabeça, segurando uma vela na mão e assustando a todos contando histórias de terror…nem dormi aquela noite, mas adorei!!!

Tenho uma amiga, Vanda, que numa rápida conversa, consegue contar duas ou três histórias para enriquecer qualquer “causo” contado. E eu adoro histórias… e aqui conto uma que gosto muito:

“Conta uma velha lenda hindu que outrora todos os homens eram deuses, mas abusaram de tal modo da sua natureza divina que Brahma, o Senhor dos deuses, decidiu lhes retirar esse poder divino e escondê-lo em lugar onde lhes fosse impossível encontrá-lo. O problema, contudo, era encontrar esse esconderijo. Brahma convocou, pois, todos os deuses menores a fim de resolver este problema, e a sugestão que eles lhe deram foi enterrar a divindade do homem bem no fundo da terra. Mas Brahma lhes respondeu que isso não seria o suficiente pois o homem escavaria a terra e acabaria por reencontrar a sua natureza divina. Então os deuses sugeriram que se atirasse para o fundo do mar a natureza divina do homem. E de novo Brahma lhes respondeu que, mais cedo ou mais tarde, o homem exploraria as profundezas do mar e a recuperaria. Os deuses menores já não sabiam que outros lugares poderiam existir, quer na terra quer no mar, onde o homem não conseguisse chegar um dia. Então Brahma disse: “Vamos fazer o seguinte com a natureza divina do homem: vamos escondê-la bem no fundo de si mesmo, pois será esse o único lugar onde o homem nunca a irá procurar”. E desde esse dia, segundo conta a lenda, o homem tem percorrido e explorado o mundo, subido as montanhas mais altas e descido as grandes profundezas da terra e do mar, sempre a procura do que está dentro de si próprio”.

_________________________

Sobre o Autor: Sara Haymussi Sales,  Natural de Caçador (SC), formada em Piano e em Musicoterapia no Conservatório Brasileiro de Música (CBM) no Rio de Janeiro (RJ) e em Psicologia no Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR) também no Rio de Janeiro (RJ) – Professora de Piano OMB 33442; Psicóloga CRP-SC 18627 e Musicoterapeuta AMT-SC 033/2019, Associada da Apsic – Associação de Psicólogos de Caçador, Pianista, Ocupa a cadeira nº 14 da Academia Caçadorense de Música – Atendimento a domicílio (049) 98437-9575 – E-mail: sarahay.psi@gmail.com

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

One thought on “Contos, Lendas e Histórias, escreve Sara Haymussi

  • Cilene Cogliatti de Carvalho

    Adorei a história da Vanda

Fechado para comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial