Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Outubro Rosa RFCC no Parque Central de Caçador, escreve Edison Porto

Rede Feminina de Combate ao Câncer abre campanha neste sábado (7)

Por Edison Porto

Brechó da RFCC

O CRAS proporcionará atividades para crianças, a partir das 15h30m no Parque Central José Rossi Adami, quando a Rede Feminina de Combate ao Câncer – RFCC, abrirá a campanha do Outubro Rosa na cidade.

Durante o evento a aferição de pressão arterial e medição de glicose das pessoas que quiserem aproveitar esta colaboração da UNIARP – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. Também haverá uma mateada oferecida pela Ervas Mazutti e camisetas promocionais da RFCC estarão à venda

Por volta das 16h se apresentarão dois Corais da AMIMU, o Coral tradicional e o Coral Senior, que juntos entoarão o Hino da RFCC e outras canções populares de reconhecido sucesso. A AMIMU – Associação dos Amigos da Música mantem programas de estudo da música, tanto de canto, como de instrumentos musica.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer, conhecida como RFCC, ou simplesmente Rede, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de organização nacional, com regionais estaduais e municipais. Existem 67 unidade da RFCC em Santa Catarina.

Mesa para exames

A Rede em Caçador está localizada na Rua Ernesto Martello, 60, Centro. Seus telefones são:  (49) 3567-5266 e (49) 9 9808-0206 O e-mail é rede.cdr@hotmail.com. No Instagram está como @rede.cdr  Ele existe graças ao serviço voluntário de mulheres que se dispõem a colaborar com os seguintes serviços à população feminina:

– Exames preventivos de segunda à quinta-feira das 13h às 18h30m. – Força Rosa – reuniões duas vezes por mês com mulheres que estão em tratamento

– Brechó com doações, às segundas e quartas-feiras das 13h30m às 16h e às quintas-feiras até as 18h. É uma verdadeira loja na sede da RFCC.

– Perucas e Lenços ficam disponíveis para empréstimo.

É recomendado que mulheres acima de 40 anos façam os exames preventivos uma vez todos os anos. Na Rede em Caçador são realizados cerca de 100 exames por mês. As notícias deste início de outubro dão conta que no Estado de Santa Catarina houve uma queda de 24% na realização de exames que totalizaram 65.000 no primeiro semestre. Para a mamografia existem 256 equipamentos espalhados pelo Estado.

Perucas para empréstimo

No Brasil a primeira ação que marcou o início das campanhas de OUTUBRO ROSA, aconteceu há 20 anos, quando em 02 de outubro de 2022, um grupo de mulheres dedicadas à causa do câncer de mama, conseguiu com apoio de uma empresa europeia, a iluminação rosa do Obelisco do Ibirapuera. 

Aquelas mulheres aproveitaram as comemorações de 70 anos de encerramento da Revolução Constitucionalista que tem como seu marco histórico o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, o Obelisco, e o tornaram rosa com a iluminação especial.

O simbolismo do Outubro Rosa como campanha de combate ao câncer de mama,  tem sua origem nos EUA, em 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for The Cure distribuiu laços cor-de-rosa para os participantes da Primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque.

Anos depois várias entidades daquele país passaram a promover campanhas de conscientização e prevenção para diagnóstico precoce chamando de Outubro Rosa, e, para sensibilizar a população as cidades eram decoradas com laços rosa em locais públicos e monumentos. Posteriormente surgiram as iluminações rosa de monumentos.

Colabore com o Brechó da Rede: Doe e compre

Procure a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Caçador. Recomende para sua mãe, sua esposa, sua amiga. A prevenção é o melhor remédio e a Rede dá o suporte tanto para este cuidado, como para que está se tratando.

Para quem quiser conhecer, segue o link da campanha Outubro Rosa de uma entidade numa das cidades norte-americanas pioneiras nesta ação: https://www.pink-october.org/

_______________________

Sobre o autor: Edison Porto, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Comunicações da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Conselheiro Municipal de Turismo e de Cultura. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_______________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial