Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

“A Aula do Professor Marcelo da Silva”. Por Mário Henrique Vicente

Mário Henrique Vicente

por Mário Henrique Vicente

O brilhante artigo do professor Marcelo da Silva sobre a desativação da biblioteca móvel pela Administração Municipal foi uma aula de cidadania. Surpreende a leniência da maioria dos educadores. Talvez pelo receio de manifestar-se ou pela ignorância da importância do projeto.

A desativação da biblioteca móvel leva a indagações: a) O projeto não era viável, e a decisão de implementá-lo não foi planejada e isto revela um fracasso de gestão; b) O projeto era viável, porém não houve motivação adequada para o uso razoável, ou seja, houve fracasso na execução; c) O projeto era viável, havia motivação e uso adequados na execução, porém a decisão de suspendê-lo é a síntese da seriedade com que se conduz a educação.

Se o veículo era subutilizado, o maior desafio não era abandonar o projeto, mas desenvolver dinâmicas para motivar o uso, incentivando os estudantes, integrando as famílias. Claro, iria dar trabalho!

O Princípio da Eficiência Administrativa funda-se na ideia de uso razoável do dinheiro público, que gerido com descaso produz resultados insatisfatórios. Além, claro, da busca de resultados satisfatórios na aplicação do dinheiro público.

A desativação da biblioteca móvel causa dano ao erário, na medida que a sua estrutura será descartada e nova estrutura para o transporte de pessoas, com os equipamentos necessários, obviamente importará em mais despesa pública.

______

Sobre o autor: Mario Henrique Vicente é advogado, ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Fraiburgo; escreve às sextas-feiras no Jornal Caboclo.

P. S. : Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial