Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

“A verdade nua e crua”. Por Matheus Felipe Tonial

Matheus Felipe Tonial

por Matheus Felipe Tonial

Nesses dias, uma amiga perguntou-me sobre seu novo visual, ela havia mudado a cor dos cabelos. Para ser sincero, eu pensei que estava muito melhor antes e que o resultado não estava tão bom quanto ela pensava, mas, mesmo assim, respondi positivamente, disse-lhe que estava muito bonito. A pergunta é: Quantas mentiras dizemos para não gerarmos desavenças?

Um conhecido meu afirmou que nunca mente. Ao questioná-lo sobre o que ele diria caso alguém pedisse sua opinião sobre algo, ele respondeu que simplesmente diria a verdade. Isso fez-me imaginar como seria nossas vidas se ninguém conseguisse proferir a mais simples mentira, se ninguém conseguisse esconder o que pensa.

Um estudo realizado pelo psicólogo Gerald Jellison apontou que as pessoas, em geral, mentem a cada oito minutos. Jellison, em seu estudo, ouviu conversas diárias de vinte pessoas, normalmente, são apenas mentirinhas, mas ainda sim mentiras.

O psicólogo ainda constatou que nosso cérebro vai perdendo aos poucos a “culpa” por inventar mentiras, ou seja, com o passar do tempo, as pessoas tendem a achar normal mentir, de modo a aumentar gradativamente o tamanho da inverdade, tornando-se, aos poucos, um grande mentiroso.

À aqueles que condenam as lorotas firmemente, cuidado! Inferiu-se, também, que sem as “mentirinhas do bem” a vida em sociedade seria impensável, já que estaríamos magoando e ofendendo pessoas a toda hora sem qualquer intenção de fazê-lo. Para o filósofo David Nyberg, as pessoas supervalorizam a verdade, acham que ela é a resposta para todos os problemas da sociedade moderna.

As lorotas podem salvar sua pele em diversas situações. Mentir com moderação faz bem à saúde dos relacionamentos. A verdade muitas vezes dói, e quem decide se é mais prudente falar uma verdade amarga ou uma doce mentira é você. Quando alguém pedir sua sincera opinião, faça uma “delação premiada” e pergunte à pessoa se ela quer a sua opinião sincera, assim, você pode dizer sem peso na consciência que o cabelo da sua amiga não ficou tão bom assim.

______

Sobre o autor: Matheus Felipe Tonial, comunicador e estudante do Instituto Federal Catarinense – IFC Fraiburgo; escreve às quartas-feiras no Jornal Caboclo.

P. S. : Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo

 

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial